Avenal, a nossa pequena pátria. Recolha de notas e elementos sobre o lugar das nossas origens. Estudar o Avenal, conhecer melhor as suas gentes.
8.23.2005
Avenal: terra de moleiros
Instigado pela água, o chiar da mó que labuta pacientemente na moagem do cereal confunde-se com a voz de Albino Simões que vai explicando, a espaços breves, porque persiste no ofício de moleiro. Cresceu ouvindo a cantilena ininterrupta das mós — descende de uma família de moleiros do Avenal e foi dela que recebeu não só o próprio engenho, como também o saber-fazer. Mas poucos há que saibam e queiram aprender esta arte. Até mesmo porque a tradição e a prosperidade da pequena indústria moageira são águas passadas e agora, afora alguns padeiros da região, já só uma modesta freguesia procura o milho partido para a criação ou a fina farinha para a broa.
O livro: Edgard Panão (2000) - O moleiro inteligente. Ensaio sobre genealogia popular-burguesa, Condeixa.
Panão - apelido de uma família há 400 anos. Prolegómenos a uma Genealogia futura. As origens, evolução e ramos, na actualidade, de uma família ancestral.
Um livro que segue as pisadas de uma família de moleiros, a família Panão, que exerceu esta actividade em vários moinhos ao longos das ribeiras, em diversos lugares da Freguesia de Sebal e de Condeixa. Seguindo o rasto da família, o autor chega a Sesimbra onde habitam outros Panões (marítimos) e em Monsanto, cncelho de Idanha (pastores).
Na pagina 60 apresenta uma foto do Fernando Mourão e de Maria da Piedade Panão Ameixoeiro, que foram moleiros no Moinho de Além, Avenal.
8.19.2005
Avenal agricola
(Geo)morfologia: geologia, litologia, topografia
A geologia do Avenal é simples, relativamente monótona, como se depreende da simples leitura da Carta Geológica publicada, cobre apenas uma parte do espaço adjacente.
Carta Geológica de Portugal, Serviços Geológicos, DGMSG, 1978 (extracto da Folha 19-C, 1:50.000)
Carta Militar, Serviço Cartográfico do Exército, 1993 (folha 241, 1:25.000)
Ruas do Avenal: as modernas e as antigas
Rua 25 de Abril
Rua Alqueves
Rua Serrados
Rua Cedro
Rua Torre
Rua Serrados
Rua Canto
Rua São José
Rua São Tomé
Rua 25 de Abril
Ladeira Jaque
R ua Bairro das Pedreiras
Rua Alqueves
Rua Serrados
Rua Cedro
Rua Torre
Rua Serrados
Rua Canto
Rua São José
Rua São Tomé
Rua 25 de Abril
Ladeira Jaque
R ua Bairro das Pedreiras
8.08.2005
8.02.2005
Reivindicações: coisas a melhorar
O Avenal melhorou significativamente, sobretudo a partir dos anos 60, tendo acontecido três mudanças fundamentais na vida da colectividade: a luz eléctrica (196..), o alcatroamento da estrada e a chegada da água canalizada, uma vez que quanto aos esgotos esperamos para ver ....
Contudo, o viver da comunidade pode melhorar significativamente desde que alguma coisa seja feita nesse sentido, sendo curioso que, se calhar, nem será preciso muito dinheiro. Entre outras coisas, deve ser agendado:
1. Melhorar as condições de vida, conferindo urbanidade ao lugar:
- adro da capela, uma obra ainda por concluir, foi o inicio de uma recuperação urbana, devendo haver mais algum cuidado com passeios, a circulação das pessoas, etc;
- o saneamento.
2. O ambiente, tanto na preservação dos recursos hídricos como da paisagem e envolvente ribeirinha:
- a qualidade da água que chega aos dois rios, tanto ao Novo como ao Velho. Uma atenção particular deve ser dada à estação de tratamento de Vila Pouca, um foco poluidor, origem de mal estar geral entre a população e de delapidação dos recursos piscícolas que fazem memória de pescarias e patuscadas;
- a limpeza dos rios e dos valados adjacentes e a manutrenção dos regadios.
3. A preservação da memória, sobretudo de alguns locais simbólicos, onde relevam as fontes, Nova e Velha.
Assinar:
Postagens (Atom)